Tuesday, May 21, 2013

A escolha de Angelina


Estava um dia desses pensando sobre a situação vivenciada pela atriz hollywoodiana Angelina Jolie, após declarar publicamente a realização da mastectomia profilática diante.

Triste, foi o que pensei na hora e angustiante o que pensei depois, visualizando os fatos.

Eu perdi minha mãe quando ela tinha 27 anos após anos de luta contra um infernal câncer de mama. Minha bisavó morreu antes dos 50 anos da mesma doença e minha avó aos 72 foi diagnosticada com a doença. Sou neurótica, confesso, vou diversas vezes por ano consultar com minha mastologista. Faço diversos exames anualmente e já retirei 5 nódulos denominados fibradenoma (benignos).

Por anos venho questionando minha médica sobre a possibilidade de fazer o tal exame e a mastectomia profilática. Por anos venho evitando fazer o exame de sequenciamento genético que detecta a possibilidade de você ter ou não o câncer de mama, ou qualquer outro tipo de doença. Entro em colapso, as vezes morro de vontade de fazer outras quero apenas esquecer.

Angelina Jolie possuía 85% de ter câncer de mama, por causa de um defeito no gene BRCA1. Com a mastectomia agora tem apenas 5% de chances .

Fato é que todos nós temos 50% de chance de morrer agora, ou amanhã, ou de câncer, ou de tosse, ou de frio, ou de calor. Fato é que todos nós temos 50% de qualquer coisa. Essa escolha é única e individual e não vou entrar no mérito da escolha da atriz.

Vou entrar no mérito das falas específicas de "auto-ajuda" e incentivo moral.

Uma pessoa que pode ter o que quiser na vida, pode inclusive fechar uma área de hospital e pagar o quanto quiser em um exame extremamente caro, deveria se colocar no lugar dessas também. Já que tornou público todo acontecimento para poder permitir que as mulheres tenham acesso a testes genéticos e tratamento preventivos.
Além disso a Atriz em seu artigo manifestou que não podemos ter medo do que podemos ter controle.

CONTROLE? Desde quando 5% de chance é ter controle? Dizer ao mundo que o câncer é controlável é a mesma coisa de dizer que somos detentores do poder de não termos doença alguma.

Não sou pessimista, mas é que o impacto da manifestação da Atriz foi estrondoso.

Pessoas procurando consultas especializadas, pessoas desesperadas por não ter o acesso que a Atriz tem, informações cruzadas e picadas.

Por todos os cantos do mundo a repercussão da atitude de Angelina foi propagada e a pergunta que faço é: ficou uma angústia maior?

Afinal, grande parte da população não tem sequer acesso a exames básicos laboratoriais, imagine só um que custa entre 7 - 10 MIL REAIS?

Os Governos não dão conta de matar a fome das pessoas e lutam por políticas públicas que pretendem dar assistência básica (quase de sobrevida) as pessoas. No próprio Estados Unidos da América o sistema de saúde é totalmente condicionado a situação financeira da pessoa.

É muito penoso isso. Ouvi e li muitas coisas.

“Que é ótimo estimular o debate”. “Que as pessoas vão começar a cobrar seus governos”. “Que as pessoas tem que começar a fazer os tais testes”.

Mas me digam onde isso é tão acessível para a população carente? Onde você pode entrar em um hospital e sair de lá com uma escolha que você quer fazer?

Ora, no mundo encantado do faz de conta as pessoas chegam no hospital e falam: “Senhor, eu tenho possibilidade de ter câncer. Quero fazer a cirurgia e você vai fazer, ok?”.

No mundo real existem pessoas nos corredores dos hospitais sem condições de fazer exames básicos. Pessoas brigando na justiça com seus convênios ou com o Poder Público para conseguirem simples e urgentes diagnósticos.

Não, não fiquei chateada com a declaração da Angelina. É ótimo ela se cuidar, pensar no futuro.

Achei simplesmente angustiante incentivar pessoas que não podem ter o acesso a esse tipo de tratamento.

Acredito que a melhor escolha teria sido se Angelina terminasse seu texto no momento em conta o motivo pelo qual fez a mastectomia.

Eu também, Angelina, vi minha mãe morrer - aos 27 anos - por causa de câncer. Eu também, Angelina, tenho filho.

Eu também, Angelina, tenho medo de morrer. Você Angelina terá 5% de chances apenas de ter câncer de mama, isso é muito bom.

Da próxima vez, Angelina, lembre-se das outras pessoas que tem 51% e que não tem os recursos que você tem.

Angelina, a vida vem com muitos desafios e temos que encarar TODOS.


No comments: